Home » » Cientistas “provam” em laboratório que os fantasmas não existem

Cientistas “provam” em laboratório que os fantasmas não existem


Cientistas “provam” em laboratório que os fantasmas não existem
cê alguma vez, enquanto estava sozinho em um ambiente qualquer, teve a nítida impressão de estar sendo observado por alguém ou, ainda, sentiu uma forte presença sinistra com você? Pois de acordo com Dario Borghino do site Gizmag, pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, provaram em laboratório que essas sensações são provocadas pela nossa própria mente.

Segundo Dario, esse tipo de sensação é frequentemente descrita por atletas que se expõem a condições climáticas extremas — como os alpinistas, por exemplo — ou enfrentando situações de exaustão profunda, assim como por pessoas sob profundo estresse psicológico e por pacientes diagnosticados com distúrbios neurológicos e psiquiátricos.

Para realizar o estudo, os pesquisadores vendaram um grupo de 12 participantes mentalmente saudáveis e os puseram para “brincar” com um dispositivo controlado por meio do dedo indicador. Os movimentos realizados pelos voluntários através desse mecanismo eram, então, reproduzidos por um braço robótico posicionado atrás deles que tocava suas costas. Veja no diagrama a seguir:





Dedos invisíveis

Nada muito fora do normal aconteceu enquanto os movimentos realizados pelos voluntários eram reproduzidos pelo braço robótico em tempo real. No entanto, a coisa começou a ficar interessante quando os pesquisadores atrasaram os toques nas costas em apenas 500 milissegundos — com respeito aos movimentos feitos pelos participantes.






(Rede Rg71 compartilhe essa energia)

0 comentários:

Postar um comentário

Propaganda

Veja mais novidades na Rg71

Últimas Notícias do Portal Rg 71

Propaganda Propaganda

Mais Lidas Aqui

Mais Recentes