Home » » Matheus Santana bate recorde mundial júnior dos 100m livre

Matheus Santana bate recorde mundial júnior dos 100m livre

O jovem Matheus Santana, da Unisanta, fez história nas eliminatórias deste sábado do Troféu Maria Lenk. Seu tempo nos 100m livre (48s85) foi o segundo melhor do dia, mas é a melhor marca do mundo na categoria júnior.

Os recordes mundiais juniores são novidade na Federação Internacional de Natação (FINA), que adotou como primeiro parâmetros desde o mês de abril os tempos dos campeões do Mundial Júnior de Dubai, em agosto de 2013. Matheus superou o tempo do campeão mundial, o americano Dressel Caeleb (48s97).




Matheus passou por um grande desafio pessoal relacionado ao Mundial: foi afastado da disputa em Dubai devido às taxas do diabetes, que estavam fora dos padrões. Depois dealguns meses fora das piscinas, retomou os treinos no fim de 2013 e conseguiu resultados expressivos, como o ouro nos Jogos Odesur, no Chile.

O corte e as dificuldades foram decisivos para a guinada de Matheus, que não disfarça os sonhos para 2016.

- Depois do corte para o Mundial eu fiquei bem chateado. Mas isso me deu muita motivação para continuar treinando e melhorar os tempos. Nadar pra 48s era uma coisa que já estava nas metas do meu treinamento, errei a passagem, mas consegui voltar forte e estou super feliz por ter conseguido bater o recorde. Hoje a tarde pode melhorar, mas vai ser uma prova muito forte e não posso garantir que vou bater na frente. Eu sonho em estar na Olimpíada. A gente treina no dia-a-dia para os objetivos em curto prazo, mas a gente sabe que em 2016 temos que chegar muito fortes e acho que vamos ter um revezamento muito bom. Acho que no 4x100m livre vamos ter uns dois nadando para 46s e os outros nadando para 47s e aí fica bastante competitivo - disse Matheus.

Matheus terá na final dos 100m um adversário de muito peso: César Cielo, que nadou em 49s20 e teve quarto melhor tempo das eliminatórias.

Outras provas

O melhor nível técnico, de longe, veio da prova de 50m peito masculino. Os quatro melhores tempos das eliminatórias foram abaixo do índice para o Campeonato Pan-Pacífico, que é de 28s. Felipe França marcou 27s44, João Gomes Júnior fez 27s50, Raphael Rodrigues, Pinheiros, bateu em 27s74; Felipe Lima, do Minas Tênis obteve 27s90.

A mesma prova entre as mulheres teve equilíbrio semelhante. Ana Carla Carvalho e Juliana Marim empataram com 32s02 e ficaram muito perto do índice para o Pan-Pacífico, que é de 32s.


Fonte

(Rede Rg 71 Compartilhe essa energia)

0 comentários:

Postar um comentário

Propaganda

Veja mais novidades na Rg71

Últimas Notícias do Portal Rg 71

Propaganda Propaganda

Mais Lidas Aqui

Mais Recentes